História

SALVADOR DO PASSADO – MODERNIZAÇÃO DA CIDADE

Os novos focos imobiliários que mudaram a “cara” de Salvador, criando centros de referência econômica e empresarial, concentram-se em grande número na Avenida Tancredo Neves e circunvizinhanças, a exemplo do Shopping Iguatemi (1975), que deslocou desde então o eixo comercial para esta localização da cidade e deu início à expansão de outro centro surgido a partir daí: as Avenidas Antônio Carlos Magalhães e Tancredo Neves – esta última considerada um marco no recente desenvolvimento urbano, não apenas por abrigar o chamado “centro financeiro” da capital, mas também por possuir em sua extensão prédios modernos e arrojados como a Casa do Comércio, o Suarez Trade e o Salvador Trade Center.

GRANDES OBRAS DO SÉCULO XX

Lembrar das grandes obras que marcaram a cidade nos últimos 30 anos é comprovar a imponência, modernidade, funcionalidade ou inovação de certos empreendimentos que mudaram a paisagem urbana de Salvador trazendo crescimento, desenvolvimento e expansão urbana, social e econômica.

Destacamos aqui, por fotos e/ou textos, algumas das obras citadas e lembradas por empresários da construção, arquitetos, publicitários e urbanistas de Salvador e que redesenharam a “cara” da cidade nas últimas décadas.

=

Shopping Iguatemi

Modificou o eixo de desenvolvimento na cidade, abrindo novas perspectivas para o local.

=

Centro Empresarial Iguatemi

Imprimiu característica de negócios e novos empreendimentos à região.

=

Caminho das Árvores

Inicialmente um empreendimento residencial que aos poucos foi se transformando em uma microregião comercial e marcou a mudança de direção nos espaços residenciais.

=

Avenidas Paralela, Tancredo Neves e de “Vales”

Exemplos claros da evolução e crescimento da nova Salvador.

=

Casa do Comércio

Projeto ousado e exuberante que se transformou em um ícone da Avenida Tancredo Neves.

=

Suarez Trade

Imponência arquitetônica, vem marcando o “novo centro” da cidade.

=

Salvador Trade Center

Em apenas dois meses, 750 salas vendidas neste que é um dos centros empresariais mais complexos da cidade.

=

Nova Rodoviária de Salvador

Seu surgimento possibilitou uma maior integração entre os municípios do estado e a capital.

PRESENTE & FUTURO

A Avenida Tancredo Neves se consolidou como principal centro empresarial da cidade do Salvador.

É nessa avenida que se encontra os dois maiores shoppings centers de Salvador: o  Shopping Iguatemi e o Salvador Shopping, além de um de menor porte, o Shopping Sumaré. Concentra importantes edifícios empresariais, como o Empresarial Costa Andrade, Suarez Trade, o Boulevard Side, Empresarial Simonsen, Empresarial Orlando Gomes, o Mundo Plaza e as torres gêmeas do Salvador Trade Center, que agrupam hotéis, escritórios e sedes de diversas empresas. Destaque ainda para o prédio da Casa do Comércio, sede da administração da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio), bem como, a administração do SESC e SENAC, contando com restaurante e grande teatro. Nesta localidade também estão as diretorias: da Regional do Banco Santander, da Catabas (primeira construtora a atuar na região) e de grandes escritórios de advocacias.

Esta avenida sedia ainda o jornal A Tarde e a Bahiagás. A região agrupa também salas de cinemas, teatros, as principais agências do setor bancário, estimando assim, uma população de 70.000 pessoas que trabalham no local, com o acréscimo de um público diário passante da ordem de 100.000 pessoas, com uma circulação de veículos, ao dia, estimada em 50.000 automóveis.

Por ser o núcleo financeiro da cidade, a avenida é bastante valorizada, fazendo com que o preço do metro quadrado chegue a valores elevados.

Estão previstos reordenamentos e reurbanização da área e seu entorno para transformá-la em, além de polo financeiro, um grande centro cultural na capital baiana pleiteado pela Associação Empresarial Tancredo Neves, que representa a região.

AV TANCREDO NEVES – PASSADO E PRESENTE