A utilidade da ferramenta para os empresários é indiscutível. O portal Empresômetro das Micros e Pequenas Empresas, ferramenta do IBPT com estatísticas das MPEs e do Simples Nacional, contabiliza a abertura e fechamento das pequenas empresas, mostra o regime tributário e também a localização de todos os empreendimentos ativos. O empresômetro disponibiliza dados em tempo real sobre as MPEs no Brasil e vai subsidiar a classe empresarial de todo o País na tomada de decisões. (http://www.empresometro.com.br/) 

Desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), especialmente para a Confederação Nacional do Comércio (CNC) e o Fórum das Micros e Pequenas Empresas, o Empresômetro das MPEs é uma importante ferramenta para a elaboração de políticas públicas e estratégias de mercado, além de possibilitar total transparência no fornecimento das informações públicas a quem elas pertencem por direito: a população.

Com mais de treze milhões de empreendimentos cadastrados, o sistema também serve como termômetro da economia brasileira, já que abrange 90% dos negócios ativos de todo o território nacional. Estudos do IBPT apontam que a falta de planejamento é a causa do fechamento de mais de 70% das micros e pequenas empresas. Com o Empresômetro das MPEs a população, os governos, agências de fomento, os empreendedores e a imprensa terão em mãos informações decisivas que servirão para a implantação, desenvolvimento e maturação dos negócios com muito mais chances de sucesso.